domingo, 15 de abril de 2007

Paris

La Tour Eiffel

Deitada na grama do Trocadero...ê vida!!!


Minha primeira viagem fora da Inglaterra! E logo para Paris!

Combinei com o Leonardo, meu primo, que mora na Itália (primo do Rafael é meu primo também, né Léo?) e depois com minha amiga Sibele (que faz doutorado sanduíche aqui também e se tornou uma grande amiga) de irmos para algum lugar legal na Páscoa, já que aqui seria feriado desde a quinta feira santa até a outra quinta! Acabamos nos decidindo por Paris, acho que um sonho antigo. Fechamos as passagens e o hotel com um mês de antecedência e fiquei na expectativa...
Algumas coisas aconteceram nesse meio tempo, acontecimentos não muito agradáveis, que poderiam ter prejudicado nossa viagem. Primeiro o Léo quebrou a clavícula...como ele iria se locomover lá? Segundo e mais grave: Minha amiga Sibele perdeu o pai, vítima de câncer, no Brasil, apenas uma semana antes de viajarmos... No final da contas, para ela a viagem se tornou providencial, já que ela não poderia retornar para o Brasil e viver todo o sofrimento com a família. E para o Léo, por sorte, o tutor da clavícula foi retirado no dia da viagem.
Eu e a Sibele fomos de ônibus de Londres para Paris, porque já não achamos vôos com preços tão atrativos e pensamos: Passaremos a noite dormindo no ônibus... Mas os Europeus investem e trens aqui e ônibus para eles não parece ser prioridade, visto a má qualidade do veículo que nos levou...Tudo bem, estamos indo para Paris e não vamos reclamar, hehehe.
Chegando lá, combinamos de encontrar o Léo no lobby do Hotel as dez da manhã...Esperamos até a uma da tarde e nada... E eu sem computador, sem celular para saber dele... Comprei um cartão e tentei ligar, mas nada... E eu preocupada...Até que pelas duas da tarde, enquanto eu estava tentando me entender com o teclado francês do computador, um funcionário do hotel me avisa que o Léo ligou, dizendo que só chegava a noite...
Aí eu a Sibele saímos para a rua na mesma hora!!! (Léo, nos deve meio dia em Paris, hehehe!!!). Fomos logo para a Champs-Elisées, com suas lojas-conceito e o arco do Triunfo a enfeitar

Em seguida, fomos caminhando até a Torre Eiffel e eis que a magia chega!!! Parece bobagem, aquela torre tão conhecida, mas tão gigantesca e mágica ao vivo!!! Até parecia um sonho!!!

Caminhamos um monte e como não tínhamos dormido a noite anterior, fomos para o Hotel. No outro dia, já com o Léo, fomos cedo para a cidade, Galleria Laffayete e seu prédio suntuoso,com vitrais magníficos, museu do Louvre,de tirar o Fôlego. Ficamos horas procurando a MonaLisa, e o medo de que não desse tempo de encontrá-la, mostra a dimensão do museu...Imenso!!! Mas bota imenso nisso!!!! E MARAVILHOSO, maiúsculo mesmo!!! Chegamos no Museu tipo uma da tarde e saímos depois das seis sem conseguir olhar um décimo das obras!!!
Em seguida, caminhamos até a Catedral de Notre Dame, lindíssima também, cheia de detalhes, as portas eram cheias de esculturas de santos e anjos!!! Para mim era mais especial estar ali naquele dia, dia da véspera da Páscoa, data máxima do Cristianismo!!! Acabamos assistindo a um pouquinho da celebração da Luz, que para mim é uma das mais místicas e belas!!! Só não ficamos mais porque o cansaço era grande e estávamos em pé e no escuro tentando acompanhar uma liturgia em francês!!!
Depois vimos a Torre iluminada, com luzes e mais luzes a cada hora!!! E o Trocadero, que é um prédio com jardins de frente para a torre.
No domingo fomos subir na Torre (fila de três horas...que compensou), depois no jardim de Luxemburgo, Pantheon e Champs-Elisées novamente, com pausa para o Léo comprar o presente de Páscoa para a Cláudia (mesmo estando mais barato no Chuí, acho que de Paris é mais especial, né Cláudia?). Depois, perto do Hotel, fomos jantar Racletes.
Na segunda fomos a Versailles, cidade onde os reis da França passavam as férias. Imagino que feriazinhas... Os jardins imensos, nunca vi jardins tão grandes e cheios de recantos!!!O Palácio magnificamente decorado,até o tetos era obra de arte!!!Mesmo vendo as fotos no meu Picasa, não se tem a dimensão daquilo que a gente viu!!!
Completamente maravilhoso!!!
Bom, depois de ficar boquiaberta com as belezas de Paris, fomos jantar fondue no Quartier Latin, um local cheio de restaurantes de cozinhas de diversos lugares... Aí minha ressalva sobre Paris...
Se você for jantar, vá bem cedo, porque quando eles fecham, eles fecham!! O garçom quase nos enxotou do restaurante, gritando em francês quando estávamos comendo, acho que tipo, se apressem e vão embora logo!!! Foi meio humilhante...Mais estranho ainda porque para o grupo que estava na mesa ao lado, e tinha pessoas falando em francês, ele foi educado, não gritou em nenhum momento... Senti-me discriminada, acho que pela primeira vez na vida, e isso foi horrível... Vai ver era porque estávamos nos divertindo e ele não!!!
Bom,tirando esse fato e um no primeiro dia em que um maluco derrubou deliberadamente meu sorvete (querendo atirar em mim), após pergutnar as horas, Paris foi Superb, Magnifique!!!
Para melhor ilustrar, coloquei o link para o meuPicasa, onde há várias fotos. e também, tem a versão doLeonardo, no blog dele:
http://leonardofernandes.blogspot.com.

7 comentários:

Unknown disse...

Legal Ligia. Adorei o post. Allez les bleus! Vou trabalhar no meu agora ;-).

Sobre o atraso no primeiro dia, "mea culpa". Foi mal.

Au revoir!

Unknown disse...

Muito bom saber que a viagem foi legal e que estava tudo bem, ou quase tudo. Não vejo a hora de chegar aí e fazermos estes passeios e muitos outros... Fica tranquila, não vou deixar nenhum garçom mané te perturbar!
Beijos, morrendo de saudades!

Ligia disse...

Léo
Gostei doseu post também, comcerteza, vc foi mais rico nos detalhes! Estou esperando dos outros dias,para os proximos finais de semana!

Ligia disse...

Amor
Com você estaria simplismente perfeito! Não vejo a hora de irmos juntos desvendar um pouquinho da Europa!!!Quanto aos garçons, da próxima vez, vamos jantar as nove da noite no máximo, para nao corrermos esse risco!!!

Unknown disse...

Oi Ligia, já postei sobre o domingo lá. Não vai precisar esperar o fim de semana. Amanhã ou depois rola o último capítulo da saga, com o "grand finale" fondue e o garçom assassino ;-).

Abraço.

Unknown disse...

Bah mãe, fiquei até emocionado ao ler a respeito da tua viagem...muito legal mesmo... e aproveita...

Bjaum

Seigler

Anônimo disse...

Filinha,
É muito importanti... vc registrar tudo o que acontece contigo ainda mais aí de longe... apesar de não vivenciar sentir toda a vibração da sua aí longe... pois assim é uma maneira da mamãe amenizar a saudade da filhota!!!