sábado, 21 de abril de 2007

Guildford

Mapa da Inglaterra com os condados. Surrey, o conado onde fica Guildford é o condado 42, ao sul. A Grande Londres é o condado número 38, bem pertinho.
Vou falar um pouquinho sobre a cidade em que estou morando. Guildford é a capital do condado de Surrey, vizinho do condado da grande Londres. A cidade, ou town, como eles tratam aqui, tem 66.773 habitantes, de acordo com o censo de 2001. Acredita-se que foi fundada pelos saxões, logo depois da autoridade romana ser removida da Bretanha, por volta do ano de 410 D.C. A partir do ano de 978, Guildford foi uma das sedes da casa da moeda Real.
Dando uma pesquisada na Wikipédia, descobri que Guildford ainda não é uma cidade. Na verdade até se candidatou a ser cidade, por ocasião do Jubileu da Rainha, em 2002, mas perdeu a disputa para Preston.

Hospital no Centro de Guildford

Em 1619, George Abbot construiu o hospital acima, Hospital da Santíssima Trindade, que atualmente é conhecido como Abbot's Hospital.

A cidade é muito bem reconhecida pela Universidade de Surrey, na qual estou estudando, que tem mais de 10 mil estudantes de graduação e pós graduação. O custo de vida daqui está dentre os mais caros da Inglaterra, e muitas pessoas dizem que supera o de Londres. Na verdade, como os dois locais são bem próximos, há muitas pessoas de alto poder aquisitivo que trabalham em Londres e moram em Guildford, por isso o número de lojas e o requinte das mesmas ser tão grande, tendo em vista a população da cidade. Segurança também é um ponto forte daqui e os índices de criminalidade estão dentre os menores do Reino Unido. Na verdade, a única vez que ouvi falar de um crime, foi de um roubo de laptop a noite, em um dos muitos túneis para pedestres.

Minhas impressões sobre a cidade: Muito bonita, limpa e organizada, com um centro comercial imenso se compararmos com a população. O caminho do rio Wey é muito bonito e bem cuidado. As casas em estilo vitoriano, muitas construídas iguais as da vizinhança conferem um aspecto de condomínio horizontal a cidade. Mas sinceramente, depois de um tempo, acho que as casas daqui são todas muito iguais.

Caminho da Universidade para o Town Centre

Margens do Rio Wey, tem uma estradinha para fazer trilha,o caminho é muitobonito!

River Wey

8 comentários:

Unknown disse...

Oi, meu amor
Realmente a cidade parece ser muito bonita e organizada, não vejo a hora de poder conhecê-la contigo, passearemos por todos estes lugares bonitos e históricos.
Continue incluindo suas impressões sobre este locais, tenho certeza que ajudará em minha estada em Guildford.
Muitos beijos!
Cuidado com os túneis para pedrestes.

Ligia disse...

Oi,Rafa
Vou continuar a colocar alguns dados e fotos sobre a cidade, e com certeza,há muitos lugares ótimos para irmos juntos!!!Quanto aos túneis, geralmente são bem seguros no centro da cidade, e o túnel em que houve o assalto é o que vai para o Tesco, mas acho que é só não dar bobeira carregando laptop, principalmente a noite, que tá tranquilo. Mil beijos!

Jaíra Poti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaíra Poti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Ligia! Tudo bem?
Achei seu blog pesquisando sobre Guildford no Google. Sei que seu blog já é antigo mas vou tentar a sorte de me comunicar com vc...rs.
Me chamo Ana, estou em Paris e preciso ir em Guildford. Comprei uma passagem de trem Paris-Londres e o desembarque será na estação St Pancras. Gostaria de saber se vc pode me ajudar me orientando qual a melhor maneira de ir da estação St Pancras até a estação de Guildford. Li no seu blog que para ir para Londres vc usava a estação Waterloo mas pelo que eu vi no mapa a estação Waterloo é longe da estação St Pancras. Vc sabe me dizer se é longe mesmo e se a única maneira de ir de trem de Londres até Guildoford é pela estação Waterloo?
Desde já muito obrigada!!!
Ana.

Ligia disse...

Olá Ana

Então, nunca fui nesta estaçao St Pancras,mas vi no mapa que tem conexão até a estaçao pelo metrô. O Metro de Londres é maravilhoso, tem estaçao em todos os lugares praticamente.
Legal que este teu post me relembrou de lá... Já faz quase quatro anos que estive em Guildford e agora estou de volta a Campinas, com filha pequena e outro na barriga! Aproveite bem, Guildford é bem legal!

Ah, o link para o mapa do metrô
http://utlondon.files.wordpress.com/2010/12/london-underground-map.gif

Anônimo disse...

Muito obrigada Ligia por me responder!
Nossa vc já é mãe! Eu li muita coisa no seu blog...sua saudade do seu amor...e agora vc já vai ser mãe pela segunda vez! Que legal!
Estou ansiosa com a viagem. Quinta feira que vem estarei em Guildford!!!
Eu vou olhar o link que vc me passou. Muito obrigada pela atenção e boa sorte pra vc e pra sua família!

Unknown disse...

Olá, Ligia. Tudo bem?
Estou tirando minha cidadania portuguesa e com planos de fazer um MSc na Universidade de Surrey ano que vem. Tenho pesquisado bastante e a universidade é super referendada quando o assunto é marketing e reconhecimento do mercado de trabalho deste setor. Por isso, estou inclinado a me aventurar por lá. Sei que morou há muito tempo atrás, mas queria dicas sobre local para morar considerando que sou casado e tentando ter um filho. Questão de proximidade a transporte público, comércio, da universidade, segurança, etc.
Pode me dar seu e-mail?

Obrigado e abs,
Bernardo (31 y/o, Rio de Janeiro-RJ)