sábado, 16 de junho de 2007

Edimburgo

Castelo de Edimburgo

Hostel Castle Rocks


Arthur's Seat


Castelo de Edimburgo

No dia 01 de junho, eu e minha amiga Sibele fomos a Edimburgo, na Escócia, passar o final de semana e para um reunião que eu tinha na segunda com o pessoal do Anderson Gait Laboratory, que desenvolveu a escala de Edimburgo, razão do meu doutorado sanduíche.
Fomos e voltamos de Megabus, um tipo Ryanair dos ônibus, se é que isso é possível. Pagamos treinta pounds ida e volta (menos de 120 reais), por uma viagem que dura nove horas a partir de Londres. O problema é que o custo baixo do ônibus se refletiu em uma noite muito mal dormida, hehehe. Eta onibuzinho ruim!!!!
Como a jornada toda foi value (pobretonas querendo viajar é assim), ficamos em um Hostel e dividimos quarto com mais quatorze pessoas... O que acho que estou um pouco velha para fazer. Mas dadas as circunstâncias, a estadia foi tranquila.

Chegamos em um sábado de manhã e fomos direto explorar a cidade, que é uma maravilha, toda medieval! Parece que você está em um filme que retrata a idade média e que vai dar de cara com um cavaleiro de armadura!!!
O clima da cidade também favorece a criação de uma atmosfera meio nebulosa. Fazia um pouco de frio e estava bem nublado.
O legal da Europa é que você sai de uma região e encontra outra com características completamente distintas! A arquitetura de Edimburgo, com castelos, prédios meio acinzentados, algumas colinas e o inconfundível castelo sobre a rocha é muito peculiar e inspiradora.

Para quem não sabe, a Escócia faz parte do Reino Unido, mas é um outro país (na verdade isso gera uma confusão enorme na minha cabeça... País, reino...). Antes do século XVII, a Inglaterra e Escócia eram reinos distintos. Os reinos foram unidos em 1603, quando James VI da Escócia, filho da rainha Elizabeth, herdou o trono da Inglaterra, sendo coroado como James I. O tratado de união dos países foi em 1707, há exatos 300 anos, quando os escoceses fecharam o parlamento próprio e passaram a ter representantes nas câmaras do Lords dos Comuns, em Londres. (Mais informações em http://www.litencyc.com/php/stopics.php?rec=true&UID=1153 ).

Em Edimburgo ainda há o Palácio de Holyrood (não é Hollywood, não errei na escrita), local onde a família real ainda passa alguns períodos (onde estavam quando a Diana morreu, como retratado no filme The Queen). Há também um morro muito bonito, chamado de Arthur's Seat (cadeira de Arthur), de onde se tem uma vista privilegiada da cidade e o Calton Hill, um outro morro, com uma torre, um castelo pequeno e uma acrópole (construída no séculoXIX e não terminada), de onde dizem que o por do sol é maravilhoso! Fomos para lá umas seis da tarde...Mas não fomos muito felizes em ver o pôr do sol por dois motivos: como a Escócia é muito ao norte, nessa época do ano está escurecendo em torno das 10 e meia da noite, então o sol estava longe de se pôr...sem contar que o tempo nublado não nos deixou ver o sol muitas vezes... Mas quem consegue ir a esse morro com sol é muito afortunado, porque o espetáculo é belíssimo.
Também há uma rua, chamada Royal Mile,com muitas lojinhas de produtos escoceses, com os Kilts (trajes escoceses com saias masculinas) a venda e com muitas atrações. Também nas ruas há as bandinhas com gaitas escocesas e a música celta, que é muito interessante.
Caminhamos muito no primeiro dia, jantamos antes de ter escurecido (comi um cordeiro muito bom) e fomos para o Hostel,que fica muito perto do Castelo, onde fomos no domingo.
A visita ao Castelo de Edimburgo nos tomou praticamente o dia todo. O Castelo tem até fosso!!! Imaginei até um jacaré, igual aos desenhos, mas não tinha água para ele, hehehe.
Como é localizado em um ponto muito alto e a construção é em formato de caracol, o Castelo era um local muito protegido dos alvos militares, com muitos portões e locais para defesa em caso de ataque.

A História do Castelo remonta ao ano 800 antes de Cristo (uau!!!), período em que se encontram as primeiras referências ao local, mas como local de defesa militar há relatos do ano de 600 D.C.
Quem quiser saber mais sobre a história do Castelo, clique na página oficial: http://www.edinburghcastle.biz/history.html


Depois do Castelo, também fomos ao museu do Whisky (mas não entramos, porque estava muito caro), demos mais uma passeada pelas ruas e fomos jantar um prato típico escocês, o Haggis, com purês de batata e batata doce e uma carne (acho que vísceras,mas não quero nem pensar muito nisso).

Valeu pelo típico, experimentamos, mas é HORRÍVEL,UGHHHH... Muito spicy (para quem me conhece sabe que não sou muito adepta das pimentas, mas acho que até para quem gosta estava forte demais). Então, quando forem a Escócia,peçam o prato para dividir com mais dois ou três, só para dizerem que provaram...Se gostar pode pedir mais um, mas não aconselho...

Na segunda, fui conhecer o laboratório de marcha e tirar minhas dúvidas referentes a escala... Vou poupá-los dos detalhes técnicos, mas valeu a pena ter ido lá...Muitas dúvidas foram esclarecidas...

Aproveitamos para conhecer a praia de Edimburgo... Sabe como é, quase verão,a gente queria ver a praia... Essa vou deixar de comentar e pedir para vocês vejam no Picasa. É só acessar pelo link que coloquei no título do Post (Edimburgo).

A Noite pegamos o Megabus e depois de passarmos uma noite do cão, tentando dormir (com a cabeça caindo para a frente, porque a inclinação do banco era de uns 5 graus),chegamos em casa.








4 comentários:

Unknown disse...

Ligia, ficou show esse post e as fotos. Valeu por dividir a Escócia com os leitores ;)

Quando eu vi as prisões do castelo achei que era o albergue hehehe.

Beijo.

Unknown disse...

Muito legal esta tua experiência na Escócia! As fotografias também estão ótimas, deve ser um lugar inesquecível!
Agora falta pouco!
Beijos!

Ligia disse...

Obrigada Léo
Edimburgo vale a pena! Nao parece a Europa tradicional, mas parece mais antigo ainda!!!
O albergue era um pouco melhor queas prisões, hehehe!!!

Ligia disse...

Minha vida!
Queria que tu estivesses comigo em todos esses lugares lindos que estou visitando... Mas com certeza, o melhor está reservado para quando você chegar!
Estou te esperando ansiosamente!
Beijos mil!